quinta-feira, 17 de maio de 2012

A NEGATIVA (Freud, 1925) - Resumo


Durante o discursso de um paciente, algumas de suas colocações são usadas de forma a negar (conscientemente) uma idéia que lhe vem a mente. A negação de uma idéia consiste em fazer um julgamento onde, como consequencia, ocorre uma suspensão do material que está recalcado.

Como exemplo, podemos citar: “precisava falar com você, não que eu queira saber sobre isso que você disse, mas...” ou “eu sinto atração por músicos, mas é lógico que só por isso eu vou gostar de João”.

Em relação a este posicionamento que ocorre frequentemente na clínica, Freud coloca que “compreendemos que isso é um repúdio, por projeção, de uma idéia que acaba de ocorrer.”

A idéia que encontra-se no plano do recalcamento consegue chegar até a consciência através da condição de que a mesma seja negada. Portanto temos acesso a uma parte que indica algo da ordem do recalcamento mas que de fato não equivale ao conteúdo propriamente dito, ou seja, através da negativa é desfeito uma consequência do processo do recalcamento, permanecendo oculto o conteúdo essencial daquilo que foi recalcado.


Clique aqui para ler o texto original "A Negativa"

4 comentários:

  1. ficou confuso essa sua explicação

    ResponderExcluir
  2. vc sabe aonde eu consigo encontrar esse texto completo pra ler ?

    ResponderExcluir
  3. Já está disponivel no blog:

    http://auatt.blogspot.com.br/2013/04/a-negativa-1925-freud.html

    ResponderExcluir