domingo, 16 de outubro de 2016

Perfis de fotografia no instagram que valem a pena

Dividirei em duas partes, uma introdutória e uma conclusiva sobre o assunto que pretendo explorar. Separei para que fique mais palatável, de modo que, apenas quem se interessar no breve aprofundamento que ofereço, poderá continuar a ler na parte final.

Introdução

Confesso, resisti ao extremo esta mídia. Fui criar apenas este ano, há poucos meses. Deixei abandonado, somente por agora retorno, ao ver o poder de alcance que esta ferramenta oferece.

Minha galeria, assim como meu canal do YouTube, trata-se de um esboço que serve como uma experiência, uma vez meu objetivo sendo vídeo. Logo, achei muitos parceiros de diferentes estados, meu objetivo é poder estabelecer laços e valorizar artista que disponibilizam material minimamente embasado, seja em linguagem ou técnica.

Há tempo me prometi uma série que explorasse os diversos estilos e subgêneros fotográficos. Desde técnicas como light painting, longa exposição até estilos como minimalista, hdr, e ainda, movimentos da história da arte como o surrealismo, hiperrealismo, etc. Todas essas categorias tiveram grande impacto no olhar da humanidade na vida real, esse olhar tinha sua transcrição pela arte.

Sendo assim, disponibilizarei alguns canais, em ordem aleatória, que acredito que valem a pena. Na lista, disponibilizo o meu perfil (@segundo_ato) para aqueles que se interessarem sobre o tema ou sugestões.


@rafa.xx
Aparentemente cearense, este perfil de cara me chamou a atenção pela confortável combinação entre imagens e cores, uma bela mistura de vários estilos fotográficos.



@textualizei
Com apenas 15 anos, Beatriz Fortes de SP monta suas composições utilizando uma Canon T5. A jovem talentosa utiliza uma objetiva versátil (18-135mm) que, em minha opinião, consegue extrair o máximo de qualidade de seu material. Associa ainda suas imagens à pensamentos narrados em tom poético.





@segundo_ato
Vinculado aos vários campos da arte, criou diversos vídeos desde efeitos especiais para o YouTube á vídeos para espetáculos teatrais (ultimo sobre Oscar Wilde). Isso explica a tentativa de aproximar suas composições do look cinematográfico.

@celioglopes
Com enorme habilidade para desenhar, músico e um velho amigo, Célio tem em grande parte de sua galeria um estilo diferente, diria, raro e incomum, mas que aprecio muito: macrofotografia.
@monom4nia
Outro perfil com cores fantásticas e fotos criativas, explorando fotos em várias condições de iluminação.














@coffee.ssion
Um exemplo de que a fotografia não é apenas para hdslr, Thalita, futura tatuadora de Goiás, usa um galaxy s4 para interpretar seu mundo interno. Com uma leve tendência ao dark/gótico e estranhamente bela. Inconstante, como ela melhor define. Não por acaso me lembra Uma Outra Estação (Legião Urbana).


@memorizador
Com belas fotos, explorando, principalmente pessoas, descobri este perfil recentemente em pesquisas para esta postagem.


@fasten.your.seatbelts
Suas fotos são altamente manipuladas, pondo em dúvida a veracidade das composições. Não diria que é um canal de fotografia, mas é um excelente exemplo de criatividade.

Psicanálise e Arte

“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente". Este pensamento do Freud não se cansava em dizer que o artista conseguiu, através da arte, se antecipar à ciência. A escrita, a teoria científica, a arte, as ideias religiosas e o amor, são algumas formas que encontramos para contornar nosso desamparo estrutural. O artista é aquele que acredita estar em dívida com a sociedade, criando obras que irão durar mais que ele mesmo. Assim, pagam sua dívida. Por outro lado, garantem uma garantia contra a morte de seu eu (ego). Nós, artistas, produzimos nossos sintomas pela arte, assim não adoecemos. A arte é o único sintoma que a sociedade pode suportar.

2 comentários:

  1. Grande amigo, é com imenso prazer que li cada linha de seu post, na mesma proporção, fico muito feliz diante de seus olhos profissionais de participar desta lista. Há tempos que venho trabalhando esse hobbie de fotografar, particularmente ao fazer uma auto analise de minhas imagens consigo notar algumas evoluções. Claro, diante de meus olhos e muito bom, mas quando surpreendido com alguns comentarios de profissionais isso é grandioso. Agradeço imensamente ter meu nome citato em seu blog e mais uma vez parabens pelo sucesso.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo, é com imenso prazer que li cada linha de seu post, na mesma proporção, fico muito feliz diante de seus olhos profissionais de participar desta lista. Há tempos que venho trabalhando esse hobbie de fotografar, particularmente ao fazer uma auto analise de minhas imagens consigo notar algumas evoluções. Claro, diante de meus olhos e muito bom, mas quando surpreendido com alguns comentarios de profissionais isso é grandioso. Agradeço imensamente ter meu nome citato em seu blog e mais uma vez parabens pelo sucesso.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir