segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Nova reforma ortográfica: como eliminar todos os seus colegas que perderam o tempo estudando

Para você que nunca ligou muito para os estudos, não se preocupe. Deus ouviu suas preces: agora voce tem a segunda chance.
 
"Omem, qeijo, xá, ezemplo", agora você pode tirar primeiro lugar nos vestibulares e concursos. E o que é mais importante, sem cotas!Chegou a "ora" de eliminar todos os seus colegas que perderam anos de suas vidas estudando enquanto voce pôde adquirir esses conhecimentos fundamentais no msn e orkut. E para você que pensa lá na frente, invista em conversas no facebook e whatsapp porque a chance de já saber das proxima modificações e se tornar professos de potugues estão aí.


Parece que o tempo do homem com “h” está mesmo chegando ao fim. Pelo menos é o que propõe uma comissão técnica do Senado Federal que estuda novas mudanças ortográficas na Língua Portuguesa. Além de querer eliminar a letra “h” do início de palavras, quer também um pedaço do queijo, ou melhor, sugere a eliminação da letra “u” da palavra queijo.

De acordo com o secretário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Julio Ricardo Linhares, o objetivo do grupo de trabalho, com professores renomados como Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto, é aperfeiçoar e simplificar a língua. 
 
A ideia da comissão nasceu com as constantes discussões em audiências públicas sobre a Reforma Ortográfica de 2009, que alterou 0,5% do vocabulário brasileiro, segundo o Ministério da Educação.

Embora ainda não haja um texto pronto ou projeto de lei, com as mudanças o “ch” deixaria de existir e palavras como chá, flecha e macho, seriam escritas assim: xá, flexa e maxo. O dígrafo “qu” também desapareceria. Palavras como queijo e aquele ficariam assim: “qeijo” e “aqele”. No site www.simplificandoaortografia.com é possível ver essas e outras propostas de mudanças.

A GAZETA foi às ruas com as palavras “omem”, “oje” e “qeijo” impressas, e todos os entrevistados estranharam muito. Para a florista Miriam da Penha Fantin, 46 anos, e a filha Mariana Fantin, 10 anos, a mudança não agradou. “É desnecessário mudar. A palavra ficou feia demais. Não vale a pena”, desabafou a estudante.
 
O que mudaria

Sem “H”

Homem - Omem
Deixa-se de escrever o “h” no início das palavras porque ele não é pronunciado. Exemplos: oje, ora, istoria, etc.

”QU” SEM O “U”

Queijo - qeijo
Deixa-se de escrever o “u” porque não é pronunciado. Exemplos: qero, aqilo, leqe, etc.

“CH” por “X”

Chá - xá
Somente a letra “x” poderia representar esse som. Exemplos: flexa, maxo, caxo, etc.

“S” por “Z”

Exemplo - ezemplo
Somente a letra “z” seria usada para representar o som de Za, Ze, Zi, Zo, Zu. Exemplos: bluza, analizar, ezuberante, etc.

Sem “SS”, “Ç”, “SÇ”, “XÇ” e “XC”

Amassar - amasar
Na nova proposta, os encontros consonantais acima seriam eliminados.

Fonte: www.simplificandoaortografia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário