terça-feira, 26 de junho de 2012

Psicologia Analítica


Tipos Psicológicos - livro 

 

(Carl Gustav Jung)


No livro, Jung faz uma demonstração das várias formas de comportamentos, no qual algumas caracteristicas vão definir os Tipos psicológicos. O livro foi escrito em 1921, e nele, o autor sugere que o modo em que as pessoas reagem a determinadas situações, tem uma relação com a influencia da família e suas experiencias pessoais durante toda sua vida.

No seu texto, ele destaca dois tipos de atitudes (introversão e extroversão), onde uma pessoa se comporta direcionando sua energia pra dentro (para si mesmo) ou fora (mundo exterior).

Outro ponto importante são as quatro funções psíquicas: Sensação, intuição, pensamento e sentimento.

Sensação, Intuição – que diz respeito ao modo com que o individuo julga os fatos;

Pensamento e Sentimento – a maneira pela qual o indivíduo percebe as coisas.


          A terminologia usada aqui se expandiu da psicologia e é usada cotidianamente, principalmente no senso comum: atitudes (extroversão, introversão), Sensação, Intuição, Pensamento e Sentimento.

        Para Jung, um tipo psicológico comum entre 2 pessoas não significa que estas pessoas tenham algum grau de aproximação, por exemplo, uma pessoa com uma determinada atitude – extrovertida – nao se comporta como outra pessoa também extrovertida, ou seja, sessa pessoa em situações diversas engloba sua subjetividade e reage de sua maneira particularmente única. Essa união das atitudes com as funções psíquicas são a representação dos Tipos Psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário