quinta-feira, 31 de maio de 2012

Xadrez, Gola V e Calça Rasgada, de onde veio essa moda?



Hard, Grunge e Punk - A ironia que o tempo tende a nos criar: o que era antiquado e alvo de crítica antes, torna-se moda!
 
É muito comum vermos hoje em dia essas camisas com gola em v, camisas xadrez por cima de outra blusa e/ou calças desfiadas ou até rasgadas.  As celebridades, principalmente, parecem ter adotado a nova moda.
Fiuk
  
 Esse elegante visual descolado adotado por grande parte das pessoas vazias de si mesmo, é muito comum em grandes centros e baladas.  

 





A grande pergunta:     De onde veio essa moda?







Eddie Van Halen
Gola em V


Esse tipo de camisa foi muito utilizada nos anos 80, um estilo meio desdeixado, largado que ficou popular com o movimento Hard Rock. Eddie Van Halen, os membros do Scorpions, Whitesnake, Aerosmith, etc.
Scorpions









Não só essa gola V, mas também aquelas com gola lá embaixo, também eram utilizadas no meio Hard.  Os guitarristas do Maiden adoravam essas camisas combinadas com calças apertadas.


Def Leppard









                     Xadrez


Kurt Cobain (Nirvana)
Nada mais é que uma herança do grande movimento conhecido como Grunge. Curiosamente adotado pela moda sertaneja. Segundo a revista Mundo Estranho, é uma mistura de punk e heavy metal surgida em meados da década de 80 em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá.

O termo grunge - que em seu sentido original significa "sujeira" ou "imundície" em inglês - descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas. A cena grunge começou principalmente com duas bandas, o Soundgarden e o Green River, sendo este último considerado o grande pai do movimento.
Eddie Vedder (Pearl Jam)










Calça rasgada

Cobain
Começa com o movimento Punk. Originalmente o punk surge por volta de 1974 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento.

A primeira manifestação genuinamente punk, no entanto, o estilo punk rock, surge primeiro nos Estados Unidos com a banda The Ramones por volta de 1974 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto à juventude, diversão e rebeldia).
Ramones



Conclusão

Os elementos que fizeram parte de um movimento cultural e que de alguma forma puderam expressar alguma ideia ou insatisfação, não passa hoje de uma forma clichê de moda. O que antes era uma forma de mostrar-se não ser apenas mais um no meio social, e de alguma forma, mostrar personalidade e inteligência, agora é o extremo oposto. Nas festas, bares e ruas, encontramos pessoas vestindo uniformes. Andar de acordo com a regra é ser aceito, é ser bonito, é ser cobiçado.

David Lee Roth
Os movimentos categorizados como rebeldes, drogados, demoníacos, burros, sujos, etc, foram de muitas formas punidos durante seu desenvolvimento, e de alguma forma isso continua hoje com os esteriótipos, enquanto o look da época passada é usado por celebridades. Podemos perceber que o preço que eles pagam, no fundo, é o mesmo que dos movimento culturais.

Apenas nos resta esperar e torcer que não cheguem mais longe que isso no histórico do rock, porque se o clichê continuar, que não conheçam o grande Diamond - o senhor Lee Roth da foto ao lado.
















Um comentário:

  1. A única diferença para os d hj em dia é q eles já misturam mto o estilo.. acham q uma roupa toda colorida faz sucesso...o segredo é saber usar, como usar e quando usar...acho lindo homem c camisa social xadrez por cima d uma outra blusa de cor NEUTRA... ;)

    ResponderExcluir