terça-feira, 15 de maio de 2012

O ESTRANHO (Freud,1919) - Resumo




Jentsch acreditava que a origem da sensação de estranheza era causado por uma incerteza intelectual, logo, o que nos aparece como  estranho, seria aquilo que não nos é familiar, conhecido. Freud em sua análise, exemplifica a variação do significado da palavra no idioma germanico: Heimlich (domestico, familiar) e o seu oposto Unheimlich. Em alguns casos, essas palavras podem ter um significado identico, onde numa colocação, a palavra segue um desenvolvimento seguindo uma ambivalencia, até que por fim, confunde-se com a que representa o seu oposto. Freud afirma:

“Esses estranho nao é nada novo ou alheio, porem algo que é familiar e há muito estabelecido na mente e que somente se alienou desta através do processo de recalcamento”

Freud cita vários exemplos onde a palavra Estranho se encaixa e usa algumas definições da palavra, que originalmente, tem o sentido de algo que nos é diferente, não familiar e desconhecido. Em alguns casos percebida como algo que nos parece suspeito, porque na verdade o conteúdo no qual se trata já está no inconsciente, portanto, algo da ordem do recalcado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário