domingo, 16 de outubro de 2011

Delay e reverb, tem diferença?

Efeitos baseados em tempo, Delay e Reverb:


O “delay” ou “echo”, nada mais é do que a repetição, tição, tição, tição, de um determinado som. Os controles mais comuns são “time” (tempo do delay), “feedback” (quantidade de repetições) e “effect level” (volume do efeito).

Quanto maior o “time”, maior o tempo de demora entre o som original e as repetições. Quanto maior o “feedback”, maior a quantidade de repetições. Com esse controle no mínimo, você terá apenas uma repetição. Quanto maior o “effect level”, mais alto o “delay” estará em relação ao som original. Uma das coisas mais divertidas é “brincar” com os efeitos de um pedal de “delay”, acho que foi assim que David Gilmour do Pink Floyd surgiu com o arranjo das primeiras partes de “Another Brick In The Wall”, e como The Edge do U2 surgiu com o arranjo de “Where The Streets Have No Name”. Experimente várias formas de usar, além de ser muito legal pode vir a ser muito útil.

O “Reverb” é formado por centenas e centenas de delays. Quando o som acontece num determinado ambiente ele bate numa das paredes, reflete em outra, no teto, no chão e volta pra nós como vários “delays” de tempo diferentes, que se juntam e formam o que chamamos de “reverb”. Existem vários tipos de “reverb” diferentes, que simulam os mais diversos ambientes. Os mais comuns são “Room” (uma sala pequena), “Hall” (um “salão”), “Plate”, que simula o som refletindo numa bacia de metal, essa era uma das formas de se conseguir “reverb” quando surgiram as primeiras gravações, eles colocavam a bacia perto de quem estava cantando e punham um microfone dento dela! “Spring” (mola), que simula o “reverb de mola”, muito comum nos amplificadores de guitarra antigos, aquele som de guitarra de “Surf Music”. Geralmente você tem o controle de “time” (quanto tempo dura o reverb), algum tipo de equalização do “reverb”, para deixá-lo mais brilhante, e o controle de “mix” para ajustar a quantidade de “reverb” em relação ao som original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário