quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Qual câmera proffisional vale a pena?


Você que deseja ser fotógrafo e não sabe como dar os primeiros passos, esse post será de seu interesse. Como começar a fotografar, o que precisa para ser fotógrafo? Em primeiro lugar, uma câmera.

Aos leitores que acompanham este blog, gostaria de lembrar que o assunto de fotografia e vídeo não é novidade aqui. Qual câmera devo comprar para começar? Qual marca escolher? Qual a melhor lente? Este assunto é complexo. Eu comecei com a t5i, aprendi muito e considero uma excelente opção para quem quer dar os primeiros passos. Sou fã da canon, gosto muito apesar de, para vídeos, termos melhores opções. Porém, para fotografar e filmar, ela resolva bem e oferece excelente qualidade nas fotos. Para vídeos de alta qualidade, temos a sony a7ii que está cerca de 10 mil (cara, ne?). Pois é, além disso as lentes dela são super caras também. A Nikon é uma boa opção, porém as lentes custam mais caro porque cada lente tem que ter seu motor de foco enquanto na Canon é na câmera. Além do mais, me acostumei com a linguagem e siglas Canon e grande maioria usa, isso significa que reviews e tutoriais são em maior quantidade.
Qual lente começar? Recomendo uma 24mm, 35 ou 50mm. Porém, a 50mm tira a possibilidade de v
oce enquadrar muitas pessoas, mas tem um belo desfoque. A 24mm 2.8 da canon é bem luminosa, excelente por ser lançamento, além de bem nítida.

Essa é uma dica pra quem pensa em começar a ganhar dinheiro. A linha rebel (t3, t4 e t5) traz modelos de entrada para quem quer começar a entender fotografia. Escolhi a t5i porque tem uma entrada para microfones e suporta a instalação do Magic Lantern que dá um up para captação de vídeo, com recursos de câmeras de cinema. Para quem apenas busca a fotografia, fique com a t5. No mercado tem a t6 e t7, mas em minha opinião, a t6 não traz diferença da t5 e a t7, por ter sido lançada a pouco tempo, está bem cara. Eu juntaria mais uma grana e compraria uma 70 ou 80d, cerca de uns 5 mil. Explorei bem minha canon, (quem quiser ver exemplo https://www.youtube.comwatch?v=O2MhqIQPPJk), e inclusive penso em dar um up em meu material. Penso numa full frame, abaixo, deixarei um link do mercado livre para quem se interessar na minha t5i.
 
Isso nos leva à outra questão: Vale a pena comprar uma câmera usada por preço mais acessível? Depende. Em primeiro lugar, devo lembrar que nada melhor que comprar seu equipamento novo. Embora o risco é o mesmo, uma vez que voce não pode testar antes da compra. No Brasil, apenas não é cobrado o valor do dólar multiplicado por 3, mas também, taxas absurdas de impostos. Fica extremamente caro ser fotógrafo ou mesmo fazer por diversão, que é o meu caso. Muitos apelam para a gambiarra e todo fotógrafo e diretores constroem seu próprio equipamento.
Se você quer começar e não tem o investimento necessário para investir em lentes, só vale a pena comprar uma câmera contanto que ela esteja intacta, sem quedas e lentes sem arranhões e sujeira. Lembre-se: lentes podem pegar fungos. Se usada for uma opção, olhe a câmera antes, sinta a ergonomia e exija a embalagem original. Usuários cuidadosos possuem sempre as caixas originais. As câmeras de fotógrafos profisionais quase sempre vão para eventos e estão sujeitas a muito desgaste da calibração da lente (impedindo suavidade do anel de foco) além de que nessas situações o fotógrafo quase sempre bate com a camera em algum lugar. Se for alguém que voce confie, aí sim compensa comprar. No meu caso, comprei somente o corpo da câmera (sem lente, ou seja, não pode ser usada) e depois comprei minhas lentes. Estarei deixando um link com descrição para interessados na T5 nova original ou minha T5i que é seminova em perfeito estado.

T5i
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911175427-canon-eos-t5i-com-lente-24mm-e-carto-de-memoria-seminova-_JM  

T5

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909570913-canon-eos-rebel-t5-kit-ef-s-18-55-f35-56-iii-original-_JM


Nenhum comentário:

Postar um comentário