Este é um texto explicativo sobre o formato do roteiro, escrito por Sandro Massarani. Achei interessante pra quem pretende começar a escrever e fica perdido em relação ao formato. Não são todas as explicações que deixam claro como criar o texto como uma cara mais de roteiro. Em alguns casos eu aproveitei, em outros eu descartei essas pequenas regras. Devo informar que os programas usados abaixo para compor, o Script para android é excelente. Porém, oferece pouco recurso como "desfazer". Voce comete um pequeno erro e pode perder tudo, além de travar. O legal que ele te pergunta o que voce vai digitar e já coloca no formato com letras maiusculas se for o caso. Eu escrevi um pequeno roteiro, no final, outro surpresa: ele não exporta em texto. Tive que tirar uma foto. Copiei todo o texto, mas entre o texto tem códigos. Então, em breve disponibilizarei um formato que adaptei ao meu estilo depois de muita pesquisa.
A melhor maneira de aprender a
escrever um roteiro na formatação correta é ler a maior quantidade
possível de roteiros prontos. Só assim o escritor conseguirá obter um
conhecimento avançado do processo de construção da obra no formato Master Scenes. Aqui apresentarei apenas o básico.
Em termos gerais, o roteiro de cinema pode ser basicamente dividido em quatro partes: Cabeçalho de Cena, Ação, Diálogos e Transições. Vamos começar a analisá-las através de um exemplo (sempre a melhor forma de aprender):
INT. QUARTO DE HOTEL DE CHARLOTTE - NOITE Cabeçalho de Cena
De costas, Charlotte olha a grande janela. Ação
John chega e lhe dá um beijo. Mais Ação
CHARLOTTE Personagem que faz o diálogo
Como foi hoje? Diálogo
JOHN
Bom...Eu estou cansado.
Ele a abraça por um momento, inclinando-se.
JOHN (CONT)
Eu tenho que encontrar Kelly para
um drinque lá embaixo. Ela quer
conversar sobre algo de foto.
CHARLOTTE
Ok. Talvez eu desça com você.
JOHN
Você quer vir?
CHARLOTTE
Claro.
JOHN
(não quer que ela
vá)Parenthetical
Ok.
CUT TO:Transição
Importante: a escrita do
roteiro só deve ser iniciada após o autor ter estabelecido toda a
estrutura de sua história e de ter preparado uma descrição resumida de
cada cena e personagem. A escrita do roteiro é o penúltimo passo para a
elaboração de uma obra, sendo a revisão do roteiro o último passo. Nada
de se apressar e iniciar a escrita do script sem planejamento.
1. Cabeçalho de Cena
Serve para introduzir uma nova
cena. Na grande maioria das vezes teremos uma nova cena quando ocorrer
uma mudança no espaço e/ou tempo no roteiro. Escrito sempre em
maiúsculas, o cabeçalho é composto por três elementos:
*
Tipo de Localidade: INT. (Interior) ou EXT. (Exterior). Serve para a
equipe de produção determinar a logística e os locais de filmagem. Se a
câmera percorrer o ambiente, podemos ter algo como INT./EXT., mas esse
tipo de escrita não é recomendado, deixando a escolha para o diretor.
* A localidade: O nome do
local. Por exemplo: CASA DE VERANEIO. Em alguns casos devemos
especificar um local dentro de outro: CASA DE VERANEIO - COZINHA.
* O tempo: Aqui o autor irá
usar na grande maioria dos casos ou DIA ou NOITE, mesmo se o tipo de
localidade for interior. Em raras ocasiões veremos termos como
ENTARDECER ou AMANHECER. Só se for necessário para o andamento da
história. Se a cena precisar do uso do relógio, poderemos usar o tempo
exato: 1:15, MEIA-NOITE, 1984.
Muitos escritores numeram as suas cenas. A numeração aparece antes e depois do cabeçalho:
1 EXT. ESTÁDIO - DIA 1
2. Ação
É o que basicamente ocorre na
cena. O autor pode introduzir a ação com uma pequena descrição, caso
seja a primeira vez que o local apareça no roteiro. Seja sutil na
escrita, e não exagere nas descrições. Um roteiro de cinema não é escrito da mesma forma que um romance literário! Devemos descrever apenas o necessário para o andamento e entendimento da história.
Deve-se evitar ao máximo dar
ordens diretas para o diretor sobre posicionamento de câmera e ângulos
de filmagem. Devemos notar que muitos autores não respeitam muito essa
recomendação e acabam às vezes querendo agir como diretores.
Ao invés de escrever um largo
bloco de texto, divida a ação em pequenas partes com uma linha de
espaço. Dessa forma, até ângulos de filmagem podem ser sutilmente
sugeridos ao diretor, sempre com cuidado.
INT. QUARTO DE NEO - DIA
Neo acorda de um sono
profundo, se sentindo melhor. Ele começa a se auto-examinar. Há um cabo
futurista conectado em seu antebraço. Ele o retira, observando a tomada
enxertada em sua pele.
Ele passa a mão sobre a
cabeça, sentindo um curto cabelo que agora a cobre. Seus dedos acham e
exploram uma larga tomada na base do seu crânio.
Logo que ele começa a se descolar, Morpheus abre a porta.
É aconselhável o escritor escrever sempre no tempo presente.
Os personagens são
primeiramente introduzidos na ação, e toda vez que um novo personagem
for introduzido ele deve aparecer em LETRAS MAIÚSCULAS. A maioria dos
personagens também devem ser descritos de forma resumida quando aparecem
pela primeira vez. Essa descrição deve ser basicamente uma descrição
física:
No ringue temos dois pesos
pesados. Um branco e o outro negro. O lutador branco é ROCKY BALBOA.
Ele tem trinta anos. Sua face tem cicatrizes e é rígida em torno do
nariz. Seu cabelo preto brilha e pende sobre seus olhos.
Além da introdução de
personagens, as letras maiúsculas na Ação algumas vezes são utilizadas
ao se referirem a um som (um GRITO, um ASSOBIO) , a objetos utilizados
(um REVOLVER, um MARTELO), e qualquer outra coisa que o escritor queira
chamar a atenção. Fica a critério do autor, mas é bom não exagerar.
Quando uma cena é interrompida
devido ao fim de uma página, alguns escritores utilizam o termo
(CONTINUA), com alinhamento justificado na direita, onde era para ser a
transição. Na página seguinte escrevem CONTINUA, com alinhamento
justificado para a esquerda, no lugar do cabeçalho de cena.
3. Diálogos
O bloco de diálogo é composto de dois componentes obrigatórios, Personagem e Diálogo, e um opcional, o Parenthetical.
Os blocos de diálogos mais comuns usam apenas o nome do personagem e o que ele diz:
ALVY
Oh, você é uma atriz.
ANNIE HALL
Bem, eu faço comerciais, algo
assim...
O Parenthetical deve ser utilizado somente para indicar algo que não tem como escrevermos de outra forma no script. O Parenthetical deve indicar uma ação ou emoção de um personagem, ou a direção de sua fala:
ANNIE
(sorrindo)
Bem, eu...
(uma pausa)
Você é o que vovó Hall chamaria
de verdadeiro judeu.
ALVY
(Limpando sua garganta)
Oh, obrigado.
Evite dizer para o ator como ele deve fazer o seu trabalho. Por isso tenha muito cuidado com os Parentheticals.
Nenhum ator gosta de receber ordens do escritor. A escrita do roteiro
deve ser boa o suficiente para o ator entender a expressão facial que
ele deverá utilizar sem precisar toda hora ler um Parenthetical.
Se uma ação é colocada entre
os diálogos de um mesmo personagem, devemos indicar que o diálogo
continua, escrevendo (CONT) após o nome do personagem.
Se um diálogo é interrompido
pelo final da página, escrevemos (MAIS) embaixo do diálogo com a mesma
margem do nome do personagem. Na página seguinte escrevemos (CONT) ao
lado do nome do personagem.
Quando o escritor precisa do diálogo de um narrador, ele deve usar o termo V.O., de Voice Over ao lado do nome do personagem:
LESTER (V.O.)
Meu nome é Lester Burnham. Este é
meu bairro. Esta é minha rua. Esta
é...minha vida. Tenho quarenta e
dois anos. Em menos de um ano eu
estarei morto.
Quando um personagem está falando em uma cena mas não aparece na tela, usamos o termo O.S. de Off Screen ao lado do seu nome:
CLOSE em um rádio de madeira, tocando uma música quieta. A visão é a de um quarto escuro, com cortinas impedindo a luz do sol.
MICHAEL (O.S.)
Teremos uma quieta cerimônia civil
no salão da cidade, sem agitação,
sem família, apenas alguns amigos
como testemunhas.
4. Transições
Assim que a primeira imagem
aparecer na tela temos que escrever FADE IN no roteiro, dar duas linhas
de espaço e começar a primeira cena. Na esmagadora maioria das obras,
FADE IN é a primeira coisa que o autor escreve. Quando a imagem
desaparece da tela, como no fim de um filme, escrevemos FADE OUT. Após a
última transição do filme, dar três linhas de espaço e escrever com
alinhamento centralizado THE END.
A transição mais comum é CUT
TO (CORTAR PARA), que significa cortar para uma outra cena. Muitos
escritores não utilizam mais o CUT TO entre as cenas, pois presume-se
que a própria introdução de um novo cabeçalho de cena já seja suficiente
para indicar a mudança. Além disso, para muitos é papel do diretor
fazer a passagem de uma cena para a outra, e não do roteirista.
5. Formatando
Não há uma regra obrigratória para a formatação. O roteirista não pode é variar de forma radical o modelo sugerido chamado de Master Scenes, cujas características básicas estamos aqui analisando. Existem pequenas variações entre os roteiros. Seguindo a formatação Master Scenes, cada página de roteiro tem em média um minuto.
Para uma melhor construção de
roteiros, existem alguns programas de computador que já formatam o
script automaticamente. O melhor deles é o Final Draft, que é também o mais caro. Temos o Celtx
que é de graça, existe em português e também faz um belo trabalho. Para
quem sabe usar um processador de texto, é também possível a
configuração dos espaçamentos no Microsoft Word.
Nem todos os roteiristas
escrevem da mesma maneira. Inclusive existem roteiros que mudam
ligeiramente a formatação mais comum. Saiba analisá-los e diferenciá-los
e vá criando o seu estilo.
Evite escrever em itálico, negrito, ou sublinhado.
O tipo de papel utilizado é o carta (letter) de 21,59cm x 27,94cm.
A capa não é numerada e nem
conta como uma folha no script. Ela deve conter o nome da obra e do
autor centralizados na página. Na última linha deve conter o copyright e
o contato.
A fonte do roteiro tem que ser sempre Courier New tamanho 12.
A numeração da página deve ser feita na parte superior direita.
5.1 Margens
Margens superior e inferior - 2,5cm
Margem da esquerda - 3,8cm
Margem da direita - 2,5cm
Cabeçalhos de Cena - 3,8cm
Ação - esquerda 3,8cm
Personagem - 9,4cm
Parenthetical - esquerda 7,8cm, direita 7,4cm
Diálogo - esquerda 6,5cm - direita 6,5cm (justificado para a esquerda)
Transição - Alinhamento justificado para a direita (exceto FADE IN, que tem margem de 3,8cm na esquerda, a mesma da ação).
5.2 Espaçamento
Espaçamento Simples (Nenhuma linha de espaço, apertar uma vez a tecla Enter):
* Entre o Personagem e o Parenthetical
* Entre o Personagem e o Diálogo
* Entre o Parenthetical e o Diálogo
Espaçamento Duplo (Uma linha de espaço, apertar duas vezes a tecla Enter):
* Cabeçalho de Cena para a Ação
* Ação para Ação
* Ação para nome do Personagem
* Diálogo para Ação
* Diálogo para nome de outro Personagem
* Diálogo para Cabeçalho de Cena
* Ação para Cabeçalho de Cena
* Ação para Transição
* Diálogo para Transição
* Transição para Cabeçalho de Cena
Podemos ver que temos
espaçamento simples apenas no bloco de diálogos, sendo o restante do
roteiro escrito na sua maioria com espaçamento de uma linha (duplo
Enter).
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