terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Van Gogh

História/biografia do pintor Van Gogh:
Vicent Willem Van Gogh é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Ele nasceu em 30 de março de 1853 na Holanda e morreu em 29 de julho de 1890, aos 37 anos de idade.
Van Gogh começou a trabalhar aos 15 anos de idade como ajudante de um comerciante de arte em Haia. Já com cerca de 20 anos foi morar em Londres e depois em Paris. Porém, seu interesse pelos assuntos religiosos o desviou do caminho da arte. Ele começou a estudar Teologia em Amsterdã e a atuar como pastor na Bélgica.
Em 1880 Van Gogh volta para Haia e volta novamente seus esforços à pintura de telas. Neste período suas pinturas retratavam a vida cotidiana dos trabalhadores rurais holandeses.
Em 1886 ele volta para Paris, agora acompanhado de Theo, seu irmão. Na cidade francesa ele conhece importantes pintores da época, como Emile Bernard, Toulouse Lauretrec, Paulo Gauguin e Edgar Degas, todos eles representantes do impressionismo.
Dois anos após sua ida á França Van Gogh parte para Arles, cidade localizada no sul do país. Em Arles, um lugar rural, perfeito cenário bucólico, ele pinta o único quadro que conseguiu vender enquanto estava vivo: A Vinha Encarnada.
Junto com Gauguin fundou um centro de arte na região próxima a Arles. No começou a relação entre os amigos era tranquila, porém com o tempo muitos desentendimentos ocorreram e a sociedade foi desfeita. Depois disto Van Gogh entrou em depressão e chegou até a cortar sua própria orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.
Fotos/imagens de obras/quadros de Van Gogh:
Foto do quadro ‘A Vinha Encarnada’ (1881)
obra de Van Gogh
Foto do quadro ‘Os Comedores de Batatas’ (1885)
obra de Van Gogh
Foto do quadro ‘Retrato do Dr. Gachet’
obra de Van Gogh
Foto do quadro ‘A Noite Estrelada’
obra de Van Gogh
Foto do quadro ‘Girassóis’
obra de Van Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário