domingo, 4 de novembro de 2012

Mohandas Karamchand Gandhi

Mundialmente conhecido por liderar o movimento de independência da Índia, Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na Índia em 02 de outubro de 1869 e é considerado um ícone de inspiração para milhares de pessoas revolucionárias no mundo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Seu maior princípio era o Satyagraha, que significa a não agressão; uma forma não violenta de protestos como meio de revolução.

História

Mahatma Gandhi
Aos 13 anos sua família o obrigou a casar-se com Kasturba Gandhi, que na época tinha apenas 10 anos, por meio do casamento arranjado, que é muito comum na Índia. Depois disso ele mudou-se para a Inglaterra e estudou direito na universidade de Oxford. Lá ele teve conhecimento dos pensamentos filosóficos e revolucionários e começou a abrir sua mente para novas formas de pensar. Ele acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a ver a verdade, e não incriminar inocentes.
Em 1983 Gandhi foi para a África do Sul, onde morou por 20 anos, trabalhou como advogado e começou um movimento contra as injustiças e humilhações sofridas pelos indianos que viviam lá. Por volta de 1914 ele voltou para a Índia e difundiu seu movimento e seus métodos de resistência não violenta. Após o massacre de 400 indianos em Amritar por soldados britânicos em 1919, Mahatma iniciou o movimento de independência da Índia, que até então era uma colônia inglesa.
Por causa de suas lutas não violentas, Gandhi usava as greves de fome como armas. E por difundir pensamentos revolucionários ele chegou a ser preso duas vezes e viveu alguns anos na cadeia, mas depois foi solto e continuou com suas lutas até que logo após a segunda guerra mundial a Inglaterra concedeu a liberação na Índia, mas apenas com a divisão entre os hindus e os muçulmanos, o que resultou na criação da Índia – predominantemente hindu – e o Paquistão – predominantemente muçulmano. Mas Gandhi se posicionou contra a divisão do seu país, e no dia da independência, ao invés de comemorar com seu povo, ele se lamentou sozinho na cidade de Calcutá.
Em 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros por um fanático hinduísta e radical, que o considerava culpado pela dívida financeira que a Índia deveria pagar ao Paquistão.

Frases de Gandhi que inspiram o mundo

  • “Tudo o que fazes é insignificante; mas é muito importante que faças.”
  • “Olho por olho, e o mundo acabará cego.”
  • “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.”
  • “O que destrói a humanidade: A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os Negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.”
  • “Seja a mudança que você está tentando criar.”
  • “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”
  • “Os erros não se tornam verdadeiros por se difundir e multiplicar facilmente. Da mesma forma, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário