domingo, 25 de dezembro de 2011

Como retirar um anel de um dedo inchado

Em primeiro lugar, devo alertar que se forçar o dedo e não resolver, tenha pressa, porque ele vai ficar inchado a ponto de nem passar uma linha. 

Nao tente tirar forçando, vai magoar o dedo e depois vai ficar mais dolorido. Se o anel nao valer, qualquer um pode quebra-lo com alicate ou serra. Se for de valor, procure alguem do ramo, pois ele podem ir cortando sem danificar. Falo de experiencia própria!



De tempos a tempos somos confrontados com a necessidade de remover um anel de um dedo inchado.

O corte ou destruição de uma peça de joalharia valiosa ou de grande estimação pode ser evitado se seguirmos o seguinte método.

1 - Usando uma agulha, um clip ou outra coisa qualquer que se julgue apropriado, passar um pedaço de fio dental (ou uma linha forte) por baixo do anel, e puxá-lo para a zona mais distal possível (Fig.A).
2 - Enrolar o pedaço distal do fio à volta do dedo, fazendo uma espiral com alguma pressão e aperto, até passar a zona inchada (Fig.B).
3 - Fixando a extremidade que se enrolou (a que está virada para a ponta do dedo), ir puxando lentamente a outra, desenrolando o fio, que vai empurrando o anel (Fig.C).

Na maioria dos casos o anel sai com muito pequeno, ou nenhum, desconforto e sem ter que se estragar a joia. O uso de um lubrificante pode ser necessário, mas nem sempre.

Um comentário: